segunda-feira, 1 de março de 2010

O salário mínimo e o professor


Em geral o salário inicial do professor da rede pública é muito baixo. Alguns estados pagam uma mixaria de salário base e adicionam uma remuneração extra dependendo da assiduidade e do desempenho. Esses "pinduricalhos" geralmente não acompanha a renda do professor na aposentadoria, nas férias ou quando adoece. Eu concordo que se avalie o professor e se recompense os mais esforçados. O que não se pode é fixar uma remuneração tão baixa que não atraia as melhores cabeças para área do ensino. Do jeito que está no Brasil, ser professor se torna uma opção quando não há mais outras.

O baixo salário dos docentes é uma questão histórica no país. Basta ver o de outros países da América Latina, como Chile e Argentina, que são maiores", afirma Célio da Cunha, assessor especial da Unesco no Brasil. Para ele, o salário baixo é uma das explicações para a má qualidade do ensino. "Um salário justo motiva os professores."




(valores equivalentes a 200 aulas conforme holerite e SEM as gratificações)

- Em 12 anos o salário mínimo evoluiu 392%, enquanto que o salário do professor evoluiu apenas 149%.
- Em 1998 o professor recebia 7,8 salários mínimos e atualmente (janeiro/2010) recebe 2, 9 salários mínimos.
- Os professores são os universitários mais desvalorizados do Brasil.

Se concordarmos que a educação é importante, também devemos concordar que um professor precisa ser bem remunerado.

3 comentários:

  1. Em Cingapura, país classificado em segundo lugar no ranking do PISA, em matemática, o salário inicial de um professor é de US$2.500. Lá as melhores cabeças que seguem para se prepararem para a carreira docente, já serão funcionários do governo, recebendo salários, enquanto estudam. Enquanto aqui, o governo brasileiro precisa fazer campanha publicitária para atrair os jovens para a carreira de professor. Uma lástima. Meu blog - www.blfranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Convido o bloguista a visitar o meu blog Educação & Cidadania e a seguí-lo:
    www.blfranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo o endereço do meu blog:
    http://blfranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir