Aulas
estimulantes ajudam a combater a indisciplina
Há 40 anos atrás este problema praticamente não
existia. As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos
alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de
indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados.
Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a
escola não adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa época de
valorização da democracia, cidadania e respeito. Cabe a escola levar estes
princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como acabar ou
diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de
aprendizado dos alunos?
Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados.
Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos e professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.
Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.
Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.
Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados.
Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos e professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.
Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.
Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.
Bibliografia
indicada:
- Indisciplina na escola
Autor: Aquino, Julio Groppa
Editora: Sumuus
Temas: Pedagogia
Autor: Aquino, Julio Groppa
Editora: Sumuus
Temas: Pedagogia
Autor: Rebelo, Rosana A. A.
Editora: Vozes
Temas: Pedagogia
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