sábado, 10 de julho de 2010

Semente de Sucupira - Benefícios para a saúde


Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira.


A sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias. Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada.

Outros nomes populares: bowdiquia, cutiúba, sapupira-do-campo, sicupira, sicupira-do- cerrado, sucupira-açu, sucupira-do-campo, sucupira-parda, sucupiruçu, alcornoque (espanhol).



Constituinte s químicos: 2-6- dimethoxybenzoqu inona, amido, matéria amarga, óleos essenciais, resinas, sucupirina, taninos.



Indicação:

O chá de sucupira é usado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite (principalmente bursites , tendinites e torções ), reumatismo (crônico, gotoso, deformante), artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, eczema, erupções cutâneas, infecções bucais, mancha da pele, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. E mais, é excelente para articulação.

Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja:

Modo de preparo:

Você tem que lavar bem as sementes e quebrá-las, usar 4 sementes para cada litro de água. Deixe ferver por 10 minutos. Após esfriar conserve na geladeira. Você deve beber assim como você bebe água.

O remédio também pode ser adquirido em forma de extrato nas farmácias especializadas.



Propriedades medicinais: adstringente, antidiabética, anti-reumática, depurativa, hipoglicêmica, tônica.



Parte utilizada: em nosso caso: sementes.

Contra- indicações/ cuidados: não encontrados na literatura consultada.

5 comentários:

  1. É muito bom mesmo essa semente de sucupira

    ResponderExcluir
  2. Estou curando uma Cachorra da raça rotwailer por estar com suspeita de Artrose ja encontrava-se sem apoio em uma das patas dianteiras e apos 08 dias com ratamento de 02 caps de Sucupita e mais 05 gotas do Oleo de Sucupira com agua via oral com seringa o animal de estimaçao esta andando com alguma dificuldade mas com melhora substancial perto das dores que estava sentindo a uma semana...Sucupira cura mesmo embora os Laboratorios e Medicos nao querem que cure pois operar e enriquecer laboratorios e' bem MELHOR...!!!

    ResponderExcluir
  3. Existem noticias quanto a diabéticos tipo 2 ?
    Tenho usado vários tipos de chás com ervas naturais, as vezes tem um pequeno efeito na glicemia.
    Aguardo mais noticias e onde encontro com mais facilidade a medicação. Fernando, Maceió - Al.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso encontrar,semente de Sucupira?

    Onde posso encontrar semente de Sucupira?


    ResponderExcluir