terça-feira, 28 de abril de 2020

Ciclos biogeoquímicos - 19 Exercícios com gabarito




01. (U.F. Viçosa-MG) Analise a seguinte citação:
“A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma. A matéria é imortal.”
John Fowles.
Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque:
a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos;
b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos;
c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras;
d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos;
e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada.
02. (UFRS) A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho...) e o de leguminosas (soja, feijão...), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a esta afirmativa, é correto supor que:

a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas;
b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados;
c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo;
d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo;
e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.

03. (Unimontes-MG) Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. Entre eles, o carbono e o nitrogênio, provenientes do gás carbônico e do gás nitrogênio, respectivamente.

Com base nessa situação, é incorreto afirmar que:

a) as plantas obtêm o nitrogênio sob a forma de amônia ou nitratos e os animais, sob a forma de aminoácidos;
b) as plantas, algas e certas bactérias fixam o gás carbônico por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese;
c) o processo de desnitrificação ajuda a formar o gás carbônico, importante barreira natural contra a radiação ultravioleta;
d) o nitrogênio é utilizado para síntese de proteínas, ácidos nucleicos e outras substâncias nitrogenadas.

04. (U.E. Londrina-PR) Na região Norte do Paraná muitas áreas estão sendo ocupadas por culturas de milho e de trigo. Essas culturas têm provocado desgaste do solo. Para evitar esse desgaste, os agricultores adotam o rodízio de culturas, prática na qual se alterna o plantio do milho e do trigo com o da soja. Essa prática agrícola pode incorporar nutrientes ao solo porque a soja possui em suas raízes bactérias fixadoras de:

a) oxigênio
b) carbono
c) fósforo
d) cálcio
e) nitrogênio

05. (F.I. Anápolis-GO) Das plantações abaixo, qual é a que vai necessitar de maior adubação
à base de nitrogênio?

a) soja
b) feijão
c) milho
d) ervilha
e) fava

06. (FATEC-SP) O nitrogênio, tão necessário para que os seres vivos sintetizem suas proteínas, ocorre em grande quantidade na atmosfera (78%), mas não pode ser utilizado diretamente do ar. Para que possa ser absorvido pelas plantas e dessas passar para os animais, o nitrogênio precisa estar sob a forma de nitrato. Os seres vivos capazes de efetuar essa operação de transformação do nitrogênio em nitrato são

a) as bactérias.
b) os protozoários.
c) as minhocas.
d) os anfíbios.
e) os musgos.

07. (UFMG) Leia atentamente o texto.
O crescimento da raça humana alterou a biosfera de várias maneiras. Infelizmente essas mudanças geralmente foram para pior. Reduzimos a produtividade primária mundial, praticamente monopolizamos a cadeia alimentar, provocamos todos os tipos de extinção de espécies de plantas e animais. Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da água, como as terras úmidas filtram os poluentes e como a camada de ozônio filtra os raios ultravioletas.

Do ponto de vista biológico, esse texto contém várias incorreções quanto aos conceitos apresentados.

Considerando as seguintes afirmativas, todas retiradas do texto, assinale a única correta.

a) Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da água...
b) O crescimento da raça humana alterou a biosfera...
c) ...provocamos todos os tipos de extinção de espécies de plantas e animais.
d) Reduzimos a produtividade primária mundial...

08. (UFCE) A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:

a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos;
b) a produção de oxigênio na Terra;
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos;
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos;
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.

09. (Univali-SC) A mentira na natureza é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso das cigarrinhas que apresentam cores chamativas para enganar os inimigos. Todos os animais com coloração vermelha, azul e laranja, estão, geralmente, associados a animais venenosos com defesas eficientes.

Essa forma de mentir é conhecida como:

a) mimetismo
b) nicho ecológico
c) predatismo
d) comensalismo
e) mutualismo

10. (UFPE) Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:

a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) Rhizobium é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

11. (UCS-SC) A relação ecológica que ocorre entre o tubarão-martelo e pequenos peixes é conhecida como:

a) predatismo
b) comensalismo
c) parasitismo
d) sociedade
e) amensalismo

12. (Cefet-RJ) Nos ecossistemas, certas bactérias e algas desempenham papel primordial no desenvolvimento da vida. Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre o ciclo do nitrogênio.

I. O nitrogênio, em sua forma molecular, não pode ser utilizado pela maioria dos seres vivos.
II. O nitrogênio é um elemento químico indispensável à composição de moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, proteínas e ácido nucléico.
III. Certas bactérias fixam o nitrogênio molecular e o convertem em nitratos, que, dissolvidos em água, são absorvidos pelos vegetais.
IV. As leguminosas possuem grande importância na nutrição animal e na agricultura, pois são fontes de proteínas e participam do processo de reposição do nitrogênio no solo, respectivamente.

Assinale a opção que apresenta as afirmativas verdadeiras.

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e II.
e) I, II, III e IV.

13. (Cefet-PR) Um dos mais inóspitos hábitats é a zona das marés, já que os seres vivos que ali habitam sofrem exposição intensa à radiação solar, à salinidade das águas oceânicas, ao batimento das ondas, além de serem constantemente desenterrados ou precisarem se enterrar rapidamente, etc. Esta descrição corresponde, mais precisamente, a um(a):

a) ecossistema
b) ecótone
c) bioma
d) biocenose
e) comunidade

14. (PUC-SP) O trecho a seguir compreende parte do ciclo do nitrogênio. Nele, há uma série de lacunas que deverão ser preenchidas.
“No solo, compostos nitrogenados provenientes da excreção de certos animais são convertidos em amônia. Essa substância é em seguida transformada em I e depois em II por ação de III. Isso possibilita às plantas, a síntese de IV e V que, através das cadeias alimentares, chegarão aos consumidores”.
As lacunas I, II, III, IV e V poderão ser preenchidas correta e, respectivamente, por

a) ácido úrico, uréia, bactérias, aminoácidos e proteínas.
b) nitrito, nitrato, bactérias, aminoácidos e proteínas.
c) sal, ácido nítrico, produtores, glicose e amido.
d) ácido úrico, uréia, produtores, glicose e amido.
e) aminoácidos, proteínas, bactérias, glicose e amido.

15. (U.E. Londrina-PR) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?

a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
e) Aumenta a variabilidade genética das espécies.

16. (PUC-RS) Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonização por seres vivos, os que irão chamar nossa atenção, em primeiro lugar, serão:

a) os líquenes
b) os musgos
c) as diatomáceas
d) as samambaias
e) as gramíneas

17. (PUC-RS) Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar.

Esse tipo de comportamento caracteriza o:

a) mutualismo
b) comensalismo
c) saprofitismo
d) amensalismo
e) neutralismo


18. (VUNESP) O ciclo do carbono na natureza pode ser representado, simplificadamente, da seguinte maneira.

Os números de 1 a 5 indicam, respectivamente,

a) fotossíntese, nutrição, respiração, combustão e morte.
b) respiração, nutrição, fotossíntese, morte e combustão.
c) nutrição, combustão, fotossíntese, morte e respiração.
d) fotossíntese, combustão, respiração, morte e nutrição.
e) fotossíntese, respiração, nutrição, combustão e morte.



19. (Cesgranrio) O esquema abaixo representa os fluxos de energia e de matéria que se processam no ecossistema, a unidade básica da natureza. Assim, os processos essenciais que mantêm essa dinâmica são:


a) digestão e decomposição;
b) digestão e respiração;
c) fotossíntese e digestão;
d) fotossíntese e decomposição;
e) respiração e decomposição.

 GABARITO 
01 - A /02 - D /03 - C /04 - E /05 - C /06 - A /07 - A /08 - B /09 - A /10 - C /11 - B /12 - E /13 - B /14 - B /15 - D /16 - A /17 - D /18 - A / 19 - D


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