sábado, 22 de outubro de 2016

Queimaduras

Definição
As queimaduras são lesões da pele, geralmente provocadas pela exposição a um calor intenso ou pelo contato com um agente químico. Destacamos três graus de queimaduras:
– queimadura de primeiro grau : é quando apenas a epiderme é afetada. Por exemplo: queimaduras de sol.
– queimadura de segundo grau : podem ser superficiais, quando a epiderme e uma parte da derme forem afetadas, e profundas, quando a totalidade da epiderme e da derme for destruída. A queimadura profunda necessita dos cuidados de um médico.
– queimadura de terceiro grau : trata-se da carbonização da pele, onde a epiderme, a derme, e a hipoderme são destruídas. Neste estágio, o acompanhamento médico torna-se indispensável.
Uma queimadura pode ser um problema de saúde pequeno tratável por automedicação, ou pode ser uma emergência médica importante com risco de vida.
Causas
 As causas são variadas, porém as queimaduras geralmente são provocadas por:
– exposição ou contato com uma fonte de calor (por exemplo, queimaduras solares, água fervendo) ou, pelo contrário, uma fonte de frio.
– atrito intenso
–  contato com alguma substância química
– exposição a algum agente radioativo (por ex. raio X)
– choque elétrico
– A exposição a águas-vivas e outros animais e micro-organismos marinhos.
Sintomas
Os sintomas variam, dependendo do grau da queimadura:
–  Queimaduras de primeiro grau causam vermelhidão na pele (que torna-se branca com efeito da pressão), às vezes há inflamação e desidratação leve. Em alguns casos a queimadura de primeiro grau  pode causar um pouco de febre e dor. Não é possível observar a presença de bolhas ou feridas.
No caso de queimaduras de primeiro grau, apenas a epiderme é afetada, ou seja a camada superior da pele.
A queimadura solar é um exemplo clássico de queimadura de primeiro grau.
– Queimaduras de segundo grau se caracterizam pelo aparecimento de bolhas ou feridas contendo um líquido amarelo claro e vermelhidão da pele (que torna-se branca com efeito da pressão). A pele frequentemente fica inflamada. Quando a queimadura é profunda, pode causar choque cardiovascular e queda de pressão (neste caso, consulte um médico imediatamente). Em caso de queimaduras de segundo grau, a derme e a epiderme são afetadas.
Uma queimadura de segundo grau, muitas vezes resulta em uma dor moderada a severa.
Estas queimaduras são geralmente causadas pelo contato com água fervente (queda de panela) ou ferro de passar.
A cicatrização leva mais tempo do que em caso de queimaduras de primeiro grau.
– Queimaduras de terceiro grau são muito profundas, por consequência elas podem destruir músculos, gordura e tendões, bem como causar danos ao osso. A cor das queimaduras de terceiro grau é em geral branca e não muda de cor sob o efeito da pressão. Em alguns casos esse tipo de queimadura também pode ser preta.
Em casos extremos, essas queimaduras podem resultar em morte, especialmente se forem crianças ou idosos (para queimaduras terceiro grau, consulte um médico imediatamente, é uma verdadeira emergência médica).
Em casos de queimaduras de terceiro grau pode haver dores muito fortes, mas às vezes o contraio também corre, algumas pessoas não sentem nenhuma dor devido a destruição de terminações nervosas, que são responsáveis pela dor.
Atenção: Tenha cuidado nas queimaduras de terceiro grau, nunca aplique soluções ou medicamentos enquanto aguarda socorro, além disso direcione o lado do corpo não queimado para deitar, utilize medidas de emergência se necessário.
Tratamentos
Tratamentos de queimadura de primeiro grau e queimadura de segundo grau quando forem superficiais
Como vimos na página inicial deste tema a primeira coisa a fazer em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau é resfriar a queimadura o mais rapidamente possível com água fria a cerca de 15°C por  15 a 20 minutos.
Para queimaduras de primeiro grau, por exemplo, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas seque com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).
Em caso de queimaduras de segundo grau, sob em nenhuma circunstância rompa as bolhas ou vesículas, pois elas podem se infectar.
– Em seguida, limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete anti-séptico.
– Desinfete com, por exemplo, hipoclorito de sódio ou clorexidina diluída, e depois seque a queimadura, tampando bem o ferimento.
– Por fim, aplique um tópico protetor e cicatrizante, como a sulfadiazina de prata ou o clorocresol e cubra com um curativo que não adere ao ferimento. É aconselhado trocar o curativo a cada 2 dias.
– Se houver muita dor, pode-se utilizar um antálgico para aliviá-la, assim como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina®), de paracetamol ou ainda o ibuprofeno.
Tratamentos de queimaduras de terceiro grau e de segundo grau profundas
Em caso de queimaduras de terceiro grau ou em alguns casos o segundo grau (veja o nosso resumo da página principal de queimaduras), um médico deve ser consultado o mais rápido possível.
Fitoterapia
Em casos de queimaduras de 1º e 2º grau (com apenas uma exceção, ler em bons conselhos), após passar água sobre a ferida, limpar e aplicar um desinfetante, a utilização de uma pomada a base de aloe vera pode ser bastante útil como cicatrizante e principalmente como hidratante.
Dicas
Atenção, os conselhos a seguir aplicam-se apenas a queimaduras de primeiro grau e apenas a alguns casos de segundo grau, especialmente quando a queimadura está localizada em uma pequena área. Não utilize estes conselhos em casos de queimaduras de terceiro grau. Neste último caso, que é uma emergência médica, ligue para obter ajuda o mais rápido possível (bombeiros, ambulância, médico, polícia).
– Resfrie a queimadura, o mais rápido possível, com água a cerca de 15°C durante 15 à 20 minutos. Também tome um banho ou uma ducha de água fria, especialmente depois de uma queimadura de primeiro grau como uma queimadura solar. A água fria resfria a queimadura, exerce um efeito analgésico e anti-inflamatório. Também é possível aplicar compressas frias para lutar contra a dor.
– Proteja-se do sol (protetor solar, usar bonés ou chapéus) para evitar as queimaduras solares.
– Não fume perto de substâncias inflamáveis (posto de gasolina, etc).
– Nunca perfure uma bolha, que protege a parte inferior da queimadura. Se ela estourar, desinfete imediatamente. Lave a bolha com água ou sabão e depois aplique um creme ou pomada, geralmente com antibióticos.
– Evite o uso de alguns remédios caseiros, como: manteiga, creme dental e gelo (colocar gelo sobre uma queimadura pode provocar queimaduras). Essas dicas são muitas vezes mais perigosas do que eficaz.
– Ao cozinhar, tente colocar o cabo da panela para dentro, para impedir que crianças puxem e a panela caia. Na mesma lógica, tente proteger ao máximo das crianças, aparelhos que possam causar queimaduras (como por exemplo o ferro).

Guia sobre as queimaduras: eu me queimei, o que devo fazer?
Primeiramente, é importante saber se é preciso ou não consultar com urgência um médico. Escolher o ponto A. ou B.:

 A. Será necessário consultar com urgência um médico ou um profissional dos serviços de emergência (por ex., os bombeiros) se a queimadura for de primeiro ou de segundo graus e se ela alcançar uma superfície de pele superior à área da mão; se estiver situada ao nível das articulações; se atingir uma criança em idade de aleitamento ou uma criança de até três anos de idade; se os olhos e/ou a boca forem atingidos; ou ainda se a queimadura for de terceiro grau, ou seja, se todas as camadas da pele forem afetadas.

Conselhos práticos enquanto se aguarda socorro:
– Evitar retirar as roupas queimadas no momento anterior à chegada do serviço de atendimento de emergências. Bem entendido, todo e qualquer tecido ou roupa ainda em chamas deve ser afastado do indivíduo afetado.
– É preciso evitar resfriar uma área demasiado importante do corpo, pois uma redução da temperatura pode levar à hipotensão e produzir um choque severo para o organismo.
– Se possível, tentar manter as partes queimadas acima do nível do coração, em outros termos, elevar as zonas afetadas.
– Tentar cobrir as partes queimadas com um tecido o mais estéril possível, frio e ligeiramente úmido, como um lençol, uma toalha, um casaco, etc.
– Não se deve jamais dar de beber ou ministrar medicamentos à pessoa afetada por queimaduras.
– É preciso posicionar o ferido do lado que não estiver afetado pelas queimaduras e esticá-lo, recorrer aos procedimentos de emergência se necessário.


– B. Se a queimadura for de primeiro ou de segundo graus, sem as limitações enunciadas no ponto A., é possível se tratar a si mesmo (automedicação).

Tratar-se-á de resfriar a queimadura o quanto antes, empregando água fria em temperatura de aproximadamente 15°C, durante entre 15 e 20 minutos. A água fria possibilita resfriar os tecidos internos. Em caso de queimadura, continua a haver “queimadura interna”, de onde o interesse e a necessidade de se aplicar água fria ou morna (aprox. 15°C) por um período relativamente longo.
Finalmente, dever-se-á utilizar medicamentos e produtos curativos:
– Limpar a queimadura com soro fisiológico ou com sabão antisséptico e em seguida desinfetar, por exemplo, com hipoclorito de sódio ou clorexidina em forma diluída. Secar a queimadura em tateando levemente a ferida.
– Em seguida, aplicar um agente protetor e cicatrizante sobre a queimadura, tal como creme à base de sulfadiazina argêntica ou de clorocresol e recubra com um curativo estéril (gaze) que não grude na ferida. Aconselha-se refazer o curativo a cada 2 dias.
– Em caso de dor provocada pela queimadura, é possível administrar um antálgico, tal como ácido acetilsalicílico (aspirina), paracetamol ou ainda ibuprofeno.

Queimadura de óleo quente 





É possível cuidar de queimadura de óleo quente em casa mesmo, sem ter que sair correndo para o pronto socorro. Por mais dolorida que elas sejam, na verdade costumam ser superficiais, inclusive, quando são poucas gotas que respigam no braço.


A preocupação maior de ir para a emergência de um hospital deve ocorrer apenas nos casos mais graves, quando a queimadura é de terceiro grau. Para identificar a gravidade, essa queimadura destrói totalmente as camadas da pele, ficando a região esbranquiçada ou carbonizada. Um simples acidente de cozinha não vai provocar isso.





No entanto, recomenda-se ainda buscar ajuda médica quando a queimadura for maior que sete centímetros e afetar regiões pélvicas, mãos, pés e/ou rosto. Crianças e idosos também merecem atenção especial, sendo melhor levá-los a um posto de saúde.


queimadura de primeiro grau se caracteriza por queimar a primeira camada da pele, tornando a região vermelha e dolorosa, inchando logo depois. Não se formam bolhas e a pele não se desprende.


queimadura de segundo grau acontece quando são queimadas a primeira e segunda camada da pele, ou seja, destruição maior da epiderme e derme e dor mais intensa. As bolhas costumam aparecer e a pele desprende total ou parcialmente. A recuperação é mais lenta e podem causar manchas ou cicatrizes.


Como cuidar de queimadura de óleo quente consiste primeiro em desligar o fogo e parar o que estiver fazendo. É preciso dar prioridade ao machucado. Caso tenha respingado óleo na roupa remova-a antes de limpar a queimadura.



A higienização deve ser feita com água fria corrente por até 10 minutos. Use sabão neutro, passando suavemente na região ferida. Não use água gelada e nem gelo na queimadura, senão, a pele vai queimar ainda mais.


                                                                                   Fonte: noticias.r7.com

Caso a manga da sua blusa tenha grudado na queimadura, não remova a roupa, e lave o local sem tirá-la. Por outro lado, se já levantaram bolhas na zona queimada com óleo quente não passe a região embaixo da água.


Quando a pele estiver danificada é preciso protegê-la. Você pode envolvê-la em gaze úmida ou outro material que não vá aderir à pele, certifique-se de que esteja esterilizado. Assim, não use algodão e nem ataduras, a queimadura não pode ser pressionada.


Ao contrário do que se costuma fazer, hoje em dia, não é recomendado o uso de nenhum produto sobre a queimadura com óleo quente ou de qualquer outro tipo. Por isso, não use manteiga, mel, vaselina, vinagre e nem mesmo pomada. Esse procedimento apenas vai piorar o machucado.


Mesmo que a queimadura com óleo quente tenha sido pequena e seja tratada em casa, mas ao longo dos dias a região machucada mostrar sinais de infecçãobusque ajuda médica. O mesmo deve ser feito se em duas semanas o ferimento não cicatrizar.


Quando surgirem bolhas após a queimadura, nunca as estoure e se a pele ficar pendurada, não a arranque. O gel que a babosa possui (aloe vera) pode ser aplicado para ajudar na cicatrização, após 24 horas da queimadura.

                                                                                     Fonte: vida-rica.com


Como saber se uma queimadura está infectada

As queimaduras são acidentes domésticos muito comuns e dos quais nós não estamos isentos. Ainda que em sua maioria se trate de lesões de primeiro grau e segundo grau, usualmente leves, no processo de cicatrização é possível que a mesma infeccione, complicando a cura e pondo em risco nossa saúde. Mas como saber se uma queimadura está infectada





Perante uma queimadura, é importante atuar rápido para reduzir a dor e favorecer o processo de cura. No entanto, estas lesões demoram a curar, e as queimaduras de primeiro e segundo grau podem demorar até 3 semanas para cicatrizar por completo, processo durante o qual a lesão pode se infeccionar.

Nesses casos é importante tomar medidas para evitar que a septicemia avance e complique, por isso, é necessário conhecer os sintomas de uma queimadura infectada.


É normal que a queimadura fique avermelhada, inflamada e que você sinta dor moderada, no entanto à medida que vão avançando os dias, estes sintomas devem ir diminuindo devido ao processo de cicatrização próprio da pele. Se isto não ocorrer, mas piorar, sendo inclusive mais intenso do que durante os primeiros dias da lesão, é sinal de que algo não anda bem.



Os sintomas de uma queimadura infeccionada mais comuns são:
·       -  Supuração branca líquida que sai da queimadura. Espécie de pus líquido.
·        - Presença de pontos brancos na queimadura.
·        - Vermelhidão grave.
·        - Dor na lesão.
·        - A queimadura desprende um cheiro desagradável.
·           
      Perante uma queimadura infeccionada, a atenção médica é imprescindível, pois a ingestão de antibióticos será necessária para eliminar a infecção e favorecer a correta cicatrização.
·        Além disso, é importante lembrar que para evitar o agravamento desse tipo de lesão, é sempre necessário cobrir a queimadura com gaze ou com algum pano ou lençol limpo e substituí-la pelo menos 3 vezes ao dia, limpando a lesão e aplicando uma pomada cada vez que fizer a mudança para favorecer a cicatrização.
·        Este artigo é meramente informativo, Não tenho capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convido a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.




Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário