sábado, 23 de julho de 2011

Como criar um DVD do Office 2007 com o SP2 integrado

A Microsoft liberou ontem o Service Pack 2 (SP2) para o Office 2007, um pacote que inclui todas as correções, atualizações e hotfixes lançados até fevereiro de 2009. Além disso, segundo a Microsoft, o pacote inclui “correções ainda não lançadas desenvolvidas especificamente para este service pack” e “correções gerais para o produto […] aprimoramentos de estabilidade, desempenho e segurança”.




De posse desse pacote é possível atualizar o Office 2007 previamente instalado e, de quebra, produzir um DVD com o SP2 já integrado (slipstream, em inglês). Isso evitará que, numa futura reinstalação, você tenha que passar novamente pelo tedioso processo de atualização, além de ser uma boa oportunidade para fazer um backup do DVD do programa. Eis a receita:



1.Crie as seguintes pastas no diretório raiz do HD (C:)



C:\OFFICE2007

C:\SP

C:\UPDATES



2.Descubra onde foi parar o DVD/CD do Office 2007 e, quando encontrá-lo, faça uma cópia de todo o seu conteúdo para a pasta C:\OFFICE2007. A estrutura de pastas será semelhante à mostrada na figura abaixo:
 
 
Figura1
Observe que nessa estrutura também existe uma pasta denominada Updates, assinalada pelo retângulo vermelho.




3.Baixe o instalador do SP2 a partir do Centro de Download da Microsoft e salve-o na pasta C:\SP criada no passo 1. O Instalador é um arquivo de 296MB com um nominho fácil de lembrar: office2007sp2-kb953195-fullfile-pt-br.exe (bem ao estilo de Redmond).

4.Para facilitar, renomeie esse arquivo para Office2007SP2.exe – isso não impedirá que o pacote seja utilizado para atualizar o Office previamente instalado no seu computador ou em outras máquinas. Nota: caso a Prevenção de execução de dados esteja ativa, pode ser necessário desbloquear o arquivo. Clique com o botão direito do mouse e, no menu, selecione propriedades. Na janela que aparece, na guia Geral, clique nos botões Desbloquear > Aplicar e OK.

5.Abra uma janela do Prompt de comando: clique no menu Iniciar > Executar e digite CMD e tecle Enter.

6.No prompt de comando, digite os comandos (sempre seguidos de Enter):

CD\SP

Office2007SP2.exe /extract:C:\Updates



7.Na janela que aparece, aceite os Termos de Licença marcando a caixa correspondente e clicando no botão Continuar. Isso extrairá os arquivos de atualização para a pasta C:\UPTADES criada no passo 1. Os arquivos extraídos para essa pasta serão os mostrados na figura abaixo:




Figura 2



8.Feche o Prompt de comando e mova os arquivos da pasta C:\UPDATES para a pasta C:\OFFICE2007\Updates (veja a figura 1)

9.Finalmente, grave o conteúdo da pasta C:\OFFICE2007 para um DVD. Atenção: os arquivos setup.exe, readme.htm e autorun.inf devem ficar no diretório raiz do DVD, seguidos pelas demais pastas, como no disco original. O procedimento descrito acima basicamente acrescenta alguns arquivos à pasta Updates do DVD original, sem alterar a estrutura de pastas.

10.Após a gravar o DVD, teste-o (uma máquina virtual ou um micro de testes pode ser útil neste caso). Estando tudo OK, você pode apagar as pastas criadas no HD (C:\OFFICE2007 e C:\UPDATES). Nota: você pode querer preservar o arquivo baixado no passo 3, gravando-o num CD, para utilizá-lo em máquinas que já tenham o Office 2007 instalado.

É isso. Agora, sempre que for necessário reinstalar o Office 2007, o Service Pack 2 também será incluido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário