A Anatel estabeleceu novas regras de qualidade para a internet banda larga fixa que começaram a valer a partir do dia 1° de novembro de 2012.
Isso é uma boa notícia para nós internautas, que sempre ao acessar a banda larga, a velocidade sempre chega com 10% a menos e nunca atingia os 10% a mais.
Pela nova regra as operadoras de internet banda larga fixa serão obrigadas a entregar para os assinantes uma conexão de qualidade bem maior do que a que estão entregando atualmente.
A velocidade mínima de conexão para o assinante deve obrigatoriamente ser maior que 20% da velocidade contratada, contra os 10% que eram aceitos anteriormente, no entanto a regra mais importante é que durante o mês a operadora de internet banda larga fixa deve entregar em média no mínimo 60% da velocidade contratada pelo cliente.
Ou seja, as operadoras não poderão se fixar no mínimo de 20% da velocidade contratada e sim na média de 60% mínimo da velocidade contratada para não terem problemas com a Anatel.
O governo diz que vai fiscalizar a qualidade da internet banda larga fixa em diversas cidades do Brasil, no entanto ainda não há regras de como será feita a fiscalização de velocidade para a internet brasileira.
Essas metas serão ampliadas ano a ano. A partir de novembro de 2013, por exemplo, a velocidade mínima deverá subir para 30% da contratada --no ano seguinte, o número sobe para 40%. Já as velocidades médias devem subir para 70% (a partir de novembro de 2013) e 80% (a partir de novembro de 2014).
Agora é torcer para que as operadoras de internet banda larga brasileiras respeitem as novas regras da Anatel.
Fonte:Anatel